domingo, 3 de novembro de 2013

Tutoria em EaD: planejamento e ações didáticas

UFC - Universidade Federal do Ceará 
Instituto UFC Virtual 
Pró-Reitoria de Pós-Graduação 
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados 
Divisão de Planejamento e Ensino 
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013.2 
Turma: T-31 - Química 
Aula 01: Ponto de Partida - primeira experiência em tutoria 
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos 
Cursista: Allen Lopes de Barros


Bom dia, caros colegas!



Neste post gostaria de refletir com vocês sobre o planejamento e ações didáticas do tutor em EaD.

O professor é um profissional. Um profissional da Educação. Por ter um papel tão importante, espera-se de um bom professor um bom planejamento de suas atividades.
Para atuar como tutor de uma disciplina, o professor deve planejar e realizar algumas ações didáticas, desde antes do início das aulas, até após o fechamento das atividades da turma.
Neste sentido, pelo que tenho aprendido em minha experiência de tutoria, no curso de formação e no diálogo com colegas de tutoria, creio que podem ser citados alguns pontos importantes a serem considerados.

Antes da disciplina

Estudar: o tutor nem sempre atua em disciplinas que são sua especialidade. Claro que sua formação possuirá afinidade com a disciplina que ministrará. No entanto, é muito aconselhável – e pode ser indispensável – que o tutor faça uma revisão do conteúdo que será estudado. Assim, no início do período letivo já estará com maior domínio do conteúdo.
Conhecer o AVA: antes de iniciar as atividades, caso o tutor esteja em sua primeira experiência com o ambiente virtual de aprendizagem que utilizará, é aconselhável que acesse o AVA e conheça melhor seus recursos. Assim, evitará surpresas quando as aulas tiverem início.

Durante a disciplina

Assiduidade: o tutor deve procurar acessar frequentemente o AVA, para acompanhar as demandas das turmas, respondendo sem demora às solicitações dos alunos. Também pode manter contato com os alunos, motivando-os.
Uso de ferramentas: o tutor deve explorar os recursos de interação dos quais dispõe no AVA adotado. Salas de chat, fóruns, vídeo-conferências são exemplos de recursos amplamente disponibilizados.
Encontros presenciais: nós, tutores, temos nos encontros presenciais momentos muito importantes em nossa atuação. Os encontros devem ser aproveitados ao máximo, e para isso podemos lançar mão de diversos recursos. Podemos usar materiais em áudio, vídeo, animações; realizar discussões, motivando os alunos a participarem com suas posições sobre os temas das aulas. Devemos procurar dinamizar os encontros presenciais, tornando-os produtivos.
Feedback: é importante que o tutor corrija as atividades dos alunos não apenas para fornecer as notas. É aconselhável que as correções incluam comentários sobre as mesmas, permitindo aos alunos ter consciência de seu progresso. É muito importante que busquemos considerar cada aluno individualmente em suas aptidões e dificuldades, para contextualizarmos as orientações.

Após a disciplina

Encerrada a disciplina, pessoalmente acho que nós tutores devemos nos manter à disposição dos alunos, caso os mesmos precisem de alguma orientação durante seus estudos no curso. Em um curso presencial os alunos cruzam nos corredores com vários  professores dos quais não são ou nem foram alunos. No Ensino semipresencial, uma forma de darmos mais apoio ao aluno é permanecermos acessíveis apesar da distância. Vejo isso como algo muito positivo.

E você, o que acha?

Em sua opinião, de que ação didática ou de planejamento o tutor não pode descuidar?

Deixe seu comentário. Será muito bem vindo!

Abraços, e até breve!

Um comentário:

  1. Olá Professor Allen, muito pertinentes as suas colocações para planejamentos prévios. Incluiría, o estudo do perfil de sua turma antes da atuação. Isso na prática nem sempre é possível em Universidades, que normalmente não fornecem dados que permitam contatos com os discentes para envio de pesquisas para a construção desse perfil. Mas, nos momentos nos quais puder utilizar essa alternativa avaliativa não da desconsidere, pois auxilia muito a condução de um grupo. Afinal professores são direta e indiretamente gestores de pessoas e dados e informações não são dispensáveis sobre aqueles os quais acompanhará. Abraço. Fernando Fischer Decber

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