domingo, 3 de novembro de 2013

Minha 1ª experiência como Tutor - Outras impressões (parte 2)



UFC - Universidade Federal do Ceará 
Instituto UFC Virtual 
Pró-Reitoria de Pós-Graduação 
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados 
Divisão de Planejamento e Ensino 
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013.2 
Turma: T-31 - Química 
Aula 01: Ponto de Partida - primeira experiência em tutoria 
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos 
Cursista: Allen Lopes de Barros


Boa noite a tod@s!

Concluindo esta pequena série de postagens sobre minha primeira experiência na tutoria em EaD, apresento a vocês minhas impressões sobre o amadurecimento profissional e em como passei a acreditar mais na modalidade de Ensino semipresencial.

Amadurecimento profissional

Tornar-se responsável direto pelas turmas dá ao tutor um importante crescimento profissional. A interação com os colegas tutores presenciais, com coordenadores de Polo, com outros colegas tutores que atuam no mesmo polo... todas as atividades para além do encontro presencial (correções, "feedback" das atividades aos alunos, acompanhamento do desempenho, controle de notas e frequências... para um tutor experiente podem ser coisas triviais, mas para mim foram atividades que exigiram especial atenção no primeiro semestre, especialmente porque lidamos com diversas ferramentas, atividades presencias e virtuais.

Acreditar na EaD

Ao longo de meu primeiro semestre atuando na EaD percebi que fui acreditando mais e mais nesta modalidade de Ensino. Como disse no post anterior, precisei superar vários paradigmas e compreendi que muitas das dificuldades que surgem na tutoria semipresencial são as mesmas que temos no Ensino presencial.Entendi na prática que o aluno de EaD não é necessariamente melhor nem pior do que o aluno da modalidade presencial. Nas duas modalidades, todos são alunos. Todos são o centro do processo de Ensino e Aprendizagem. Todos podem sentir-se motivados ou não pelos conteúdos, pelas atividades. O aluno de EaD definitivamente não é o aluno "vida mansa, que faz o que quer, na hora que quer"... Muito pelo contrário, vi alunos em minhas turmas semipresenciais que eram capazes de superar distâncias e obstáculos nada fáceis. Em minha primeira experiência em tutoria na EaD entendi que o professor, seja no Ensino presencial ou semipresencial, deve ser comprometido e dar seu melhor, buscar motivar os alunos, valorizando-os individualmente. Todos os alunos responderão positivamente a esse esforço? Sabemos que provavelmente não. Mas isso em qualquer das modalidades, e não apenas em EaD..

Ao fim do semestre, fiquei muito feliz em ver que as turmas tiveram bom proveito nas disciplinas, e realmente aquele sentimento de orgulho pelos alunos, de realização pessoal e profissional, se fez presente. Ao final do primeiro semestre, só o que eu sabia é que eu gostaria muito de prosseguir na tutoria em novas oportunidades.

Por hora é só!

Abraços, e até a próxima! :-)

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