UFC - Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013.2
Turma: T-31 - Química
Aula 01: Ponto de Partida - primeira experiência em tutoria
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Allen Lopes de Barros
Bom dia, caros colegas!
Neste post gostaria de refletir com vocês sobre o planejamento e ações didáticas do tutor em EaD.
O professor é um profissional. Um profissional
da Educação. Por ter um papel tão importante, espera-se de um bom professor um
bom planejamento de suas atividades.
Para atuar como tutor de uma disciplina, o
professor deve planejar e realizar algumas ações didáticas, desde antes do
início das aulas, até após o fechamento das atividades da turma.
Neste sentido, pelo que tenho aprendido em minha
experiência de tutoria, no curso de formação e no diálogo com colegas de
tutoria, creio que podem ser citados alguns pontos importantes a serem
considerados.
Antes da disciplina
Estudar: o tutor nem sempre atua em disciplinas
que são sua especialidade. Claro que sua formação possuirá afinidade com a
disciplina que ministrará. No entanto, é muito aconselhável – e pode ser
indispensável – que o tutor faça uma revisão do conteúdo que será estudado.
Assim, no início do período letivo já estará com maior domínio do conteúdo.
Conhecer o AVA: antes de iniciar as atividades,
caso o tutor esteja em sua primeira experiência com o ambiente virtual de
aprendizagem que utilizará, é aconselhável que acesse o AVA e conheça melhor
seus recursos. Assim, evitará surpresas quando as aulas tiverem início.
Durante a disciplina
Assiduidade: o tutor deve procurar acessar
frequentemente o AVA, para acompanhar as demandas das turmas, respondendo sem
demora às solicitações dos alunos. Também pode manter contato com os alunos,
motivando-os.
Uso de ferramentas: o tutor deve explorar os
recursos de interação dos quais dispõe no AVA adotado. Salas de chat, fóruns,
vídeo-conferências são exemplos de recursos amplamente disponibilizados.
Encontros presenciais: nós, tutores, temos nos
encontros presenciais momentos muito importantes em nossa atuação. Os encontros
devem ser aproveitados ao máximo, e para isso podemos lançar mão de diversos
recursos. Podemos usar materiais em áudio, vídeo, animações; realizar
discussões, motivando os alunos a participarem com suas posições sobre os temas
das aulas. Devemos procurar dinamizar os encontros presenciais, tornando-os
produtivos.
Feedback: é importante que o tutor corrija as
atividades dos alunos não apenas para fornecer as notas. É aconselhável que as
correções incluam comentários sobre as mesmas, permitindo aos alunos ter
consciência de seu progresso. É muito importante que busquemos considerar cada
aluno individualmente em suas aptidões e dificuldades, para contextualizarmos
as orientações.
Após a disciplina
Encerrada a disciplina, pessoalmente acho que
nós tutores devemos nos manter à disposição dos alunos, caso os mesmos precisem
de alguma orientação durante seus estudos no curso. Em um curso presencial os
alunos cruzam nos corredores com vários
professores dos quais não são ou nem foram alunos. No Ensino
semipresencial, uma forma de darmos mais apoio ao aluno é permanecermos
acessíveis apesar da distância. Vejo isso como algo muito positivo.
E você, o que acha?
Em sua opinião, de que ação didática ou de planejamento o tutor não pode descuidar?
Deixe seu comentário. Será muito bem vindo!
Abraços, e até breve!
Olá Professor Allen, muito pertinentes as suas colocações para planejamentos prévios. Incluiría, o estudo do perfil de sua turma antes da atuação. Isso na prática nem sempre é possível em Universidades, que normalmente não fornecem dados que permitam contatos com os discentes para envio de pesquisas para a construção desse perfil. Mas, nos momentos nos quais puder utilizar essa alternativa avaliativa não da desconsidere, pois auxilia muito a condução de um grupo. Afinal professores são direta e indiretamente gestores de pessoas e dados e informações não são dispensáveis sobre aqueles os quais acompanhará. Abraço. Fernando Fischer Decber
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